Em Construção:

Blog em construção, temas sendo incluídos conforme propostas de Atividades Universitária do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Início em 2013

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Letramento e Alfabetização


TRABALHO PARCIAL DE Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
CURSO DE PEDAGOGIA 4º SEMESTRE 2014
DISCIPLINA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
SOB A ORIENTAÇÃO DA DOCENTE: ELAINE CASTELLO

1 – DIFERENCIE: PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA.

A aquisição da língua oral e escrita é maternal, vem no decorrer do crescimento humano, desde sua infância, nos primeiros dias de vida quando conversamos com a criança, é por que sabemos que logo ela aprenderá a falar e por isso recebe estes estímulos com menção a língua oral e escrita, apontamos objetos e referimos a eles com sons, mostrando o significado do mesmo, é um processo que não é interrompido, é um processo permanente.
Enquanto o desenvolvimento da língua oral e escrita está relacionada a alfabetização, que etimologicamente, o termo significa “levar a aquisição do alfabeto”, ou seja, ensinar as habilidades de ler e escrever, ensinando o código da língua escrita e a maneira correta de falar; no início da carreira educacional e institucional do ser humano, onde, ele por sua vez passará pelo processo de desenvolvimento da língua oral e escrita e esta faceta é apresentada sob três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização e os condicionantes do processo de alfabetização.
Sendo assim, o desenvolvimento da língua oral e escrita acontece através da seleção e métodos de alfabetização, com a elaboração de material didático, com pré-requisitos da alfabetização, para a formação do alfabetizador.


2 – LOCALIZE E TRANSCREVA DO TEXTO OS 2 CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO:


1ºconceito: Alfabetização como processo de representação de fonemas em grafemas e de grafemas em fonemas.
2°conceito: Alfabetização como processo de expressão/compreensão de significados.


Lembrando que ambos os conceitos são apenas parcialmente verdadeiros.


3 – EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS CADA CONCEITO:


O 1º conceito esta relacionado ao registro da língua oral pela forma escrita, porém, em situações mais formais não se fala como se escreve.
O2° conceito está relacionado as expressões, gestos, relativo a boa pronuncia da palavra, lembrando que a compreensão é do mesmo tempo ou época  da expressão.

4 – LOCALIZE E TRANSCREVA DO TEXTO O CONCEITO DE  ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO A UNESCO:


O conceito de alfabetização depende, assim, de características culturais, econômicas e tecnológicas; a expressão alfabetização funcional, usada pela Unesco nos programas de alfabetização organizados em países subdesenvolvidos, pretende alertar para esse conceito social da alfabetização.
Em síntese: uma teoria coerente da alfabetização deverá basear-se em um conceito desse processo suficientemente abrangente para incluir a abordagem “mecânica” do ler/escrever, e o enfoque da língua escrita como um meio de expressão/compreensão, com especifidade e autonomia em relação à língua oral, e ainda, os determinantes sociais das funções e fins da aprendizagem da língua escrita.


5 – LOCALIZE NO TEXTO E CONCEITUE AS FACETAS DA EDUCAÇÃO: PSICOLÓGICA, PSICOLINGUÍSTICA, SOCIOLINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA.

A perspectiva Psicológica é que tem predominado nos estudos e pesquisas sobre a alfabetização. Sob essa perspectiva estudam-se os processos psicológicos considerados necessários como pré-requisitos para a alfabetização, e os processos psicológicos por meio dos quais o indivíduo aprende a ler e a escrever.

A perspectiva dos estudos psicolinguísticos voltam-se para análise de problemas, tais como a caracterização da maturidade linguística da criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, as relações entre linguagem e memória, a interação entre a formação visual e não visual no processo da leitura, a determinação da quantidade de informação que é apreendida pelo sistema visual, quando a criança lê etc.


A perspectiva sociolinguística da alfabetização é vista como um processo estreitamente relacionado com os usos sociais da língua.
Uma questão fundamental é o problema das diferenças dialetais. Quando chega a escola para ser alfabetizada a criança já dominada por um determinado dialeto da língua oral, este dialeto pode estar mais próximo ou distante da língua escrita convencional.


No ponto de vista linguístico o processo de alfabetização é fundamentalmente, um processo de transferência da sequência temporal da falta para a sequência espaço direcional da escrita, e de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita(cf.Silva,1981).
É sobretudo essa segunda transferência que constitui, em essência, a aprendizagem da leitura e da escrita: um processo de estabelecimento de relações entre sons e símbolos gráficos, ou entre fonemas e grafemas.
O processo de alfabetização significa do ponto de vista linguístico, um progressivo domínio de regularidades e irregularidades.








ATIVIDADE 2


PRODUZIR UMA NARRATIVA, EM FORMA DE RELATO, A PARTIR DAS LEMBRANÇAS SOBRE COMO FOI SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO LEVANDO EM CONTA OS SEGUINTES ASPECTOS:


  • SE FOI ALFABETIZADO NA 1ª SÉRIE COM CARTILHA
  • SE FOI ALFABETIZADO ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA
  • ALFABETIZOU-SE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, OU ANTES DOS CINCO ANOS
  • NÃO SE ALFABETIZOU NO PRIMEIRO ANO DE SUA ESCOLARIDADE.
  • ALFABETIZOU-SE OBSERVANDO ALGUM ADULTO OU CRIANÇA MAIS VELHA
  • TEM BOAS OU RUINS RECORDAÇÕES DE SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
 


Meu processo de alfabetização iniciou-se na escola Infantil , com cartilhas que continha o alfabeto , as vogais, os numerais. No entanto,  foi no 1º ano do fundamental que de fato aprendi a ler conteúdo inteiro de textos e livros , lembro que naquela época  aprendi primeiro a escrever de letra de forma e tive grande dificuldade para passar pela transição da escrita de mão, na minha casa meus pais eram muito ocupados, lembro de uma prima mais velha que gostava de brincar de professora, com lousinha, eu e minhas irmãs eram os alunos, porém eram só desenhos.
Minhas recordações  dos professores da minha infância, são professores automatizados, que seguiam um padrão da cartilha para ensinar, não tinha o interesse pelo aluno, não mostravam alternativas de pesquisas e conhecimento, muitos professores passavam um enorme texto na lousa e os debates sobre o tema raramente acontecia,  quantas dúvidas que nunca tive coragem de perguntar a um professor devido a sua conduta pouco amigável em sala de aula, pouco tempo para se ensinar e muito conteúdo para se passar no decorrer do ano letivo, pouco se aprendia, não trabalhava projetos com os alunos, e diversidade cultural só existia os índios para todos eles, parecia que a escola era uma mesmice sem fim, não cativava o aluno a ser um pesquisador, a buscar conhecimento além daquilo que era transmitido dentro do ambiente escolar, não tive nenhum professor(a) que me influenciou infelizmente, abandonei os estudos por várias vezes.

   Não tenho muitas lembranças desta época.



Referências Bibliográficas: PLT (Programa Livro Texto)725: Alfabetização e Letramento. Magda Soares . Editora Contexto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , Deixe suas duvidas ou sugestões para o tema que está sendo abordado e faremos novas pesquisas para postagens! Obrigada por sua visita, sua presença é importante para nós!